Águas verdes e vegetação exuberante, Cachoeira do Formiga é um dos destinos mais visitados no Jalapão

Não tem como não se encantar pelo  intenso verde esmeralda da água da Cachoeira do Formiga no Jalapão. A cachoeira está entre as mais belas da região e mais visitadas pelos turistas.

O nome é por causa do rio Formiga. É uma queda pequena que forma um poço grande de águas em tons esverdeados que lembram esmeralda. A água é muito transparente e mesmo no lugar mais profundo pode-se ver a areia calcária branca e fina. Ao redor dessa piscina natural, a vegetação é exuberante e lembra a mata atlântica, com palmeiras, samambaias e muitas árvores com bichos pulando pra lá e pra cá. Como outros encantos do Jalapão, fica em propriedade particular e paga-se pela visita.

A Cachoeira do Formiga está localizada em área particular e é cobrado ingresso para visitação. O custo, por pessoa, é de R$ 25. Na área, há também local para camping, com custo de R$ 30 por pessoa. O acesso é bem fácil e não exige trilhas para chegar ao local.

Ela é uma das mais populares atrações do Jalapão e costuma ter muita gente em feriados prolongados.

Veja também: Cânion Sussuapara

Como chegar

Saindo da cidade de  Mateiros, pela rodovia BR-225 em direção a São Félix, são 36 km por estrada de chão.

O acesso é bem fácil e não exige trilhas para chegar ao local.

Todo o trecho não tem calçamento e, por isso, recomenda-se usar veículos 4×4 e estar acompanhado de um guia local.

Veja também: Pedra Furada

Jalapão

O Jalapão é uma região do cerrado brasileiro, no estado do Tocantins, que engloba vários municípios e diferentes áreas de preservação, entre elas o Parque Estadual do Jalapão. A área total do Jalapão é de 34 mil km² e a região é considerada um dos maiores bloco de vegetação nativa remanescente no Brasil. O nome ainda não é muito familiar aos viajantes brasileiros, mas aos poucos o público apaixonado por ecoturismo começa a descobrir esse destino surpreendente no Brasil.

Não há aeroportos na região do Jalapão, por isso o único meio de transporte até lá é por via terrestre. Para quem chega de outros estados o ideal é ir de avião até Palmas, capital do Tocantins, e de lá seguir de carro até o Jalapão. A principal via de acesso, a partir de Palmas, é a TO-030 até Santa Tereza do Tocantins, e depois a TO-130 até Ponte Alta. O trajeto de Palmas até Ponte Alta é todo asfaltado, depois segue em pista de terra e areia, por isso viaje em um 4×4. Para quem vai até Mateiros, a viagem continua pela TO-255.

Quem deseja visitar o Jalapão encontrará pacotes que variam entre dois e sete dias. Dois dias serão suficientes para conhecer as principais atrações, como a Cachoeira da Velha, a Prainha do Rio Novo, as Dunas do Jalapão, a Cachoeira do Formiga e um dos fervedouros.

As principais cidades para quem procura hospedagem no Jalapão são: Ponte Alta, Mateiros (a mais próxima do Parque Estadual do Jalapão), São Félix (a mais próxima dos fervedouros) e Novo Acordo. Não há hospedagens de luxo ou grandes redes de hotelaria. No Jalapão o que prevalece são as hospedagens em pousadas bem simples ou campings.

Veja também: 10 curiosidades sobre o Jalapão

*Com informações do site melhores destinos e turismo.to.gov.br

 

 

Luciane Santana
Luciane Santana
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Apoio ao Turista

Como Chegar
Principais Atrativos

Belezas naturais

Dunas
Ver Galeria
Serras
Ver Galeria
Cachoeiras
Ver Galeria
Lagos
Ver Galeria
Cidades
Ver Galeria
Previous
Next

Curiosidades

Escolha o Idioma »