Ainda dá tempo de viajar com a família toda nas férias! Veja checklist para alugar um carro

O aluguel de carros está se popularizando cada vez mais entre os viajantes, já que, além da liberdade que proporciona durante a viagem, também é uma opção muito econômica.

E para te ajudar a escolher o melhor modelo de veículo, quais tipos de documentos são necessários e dar outras dicas importantes, fizemos um checklist para você não esquecer nenhum detalhe importante:

  • O tamanho de veículo para o tipo de viagem: Vai para um destino de compras? Então opte por modelos com um porta-malas grande para acomodar de forma confortável passageiros e bagagem. Escolheu uma viagem de ecoturismo? Fique de olho se o modelo do carro é próprio para trafegar em estradas de terra, por exemplo. As locadoras disponibilizam categorias de diferentes tamanhos e características para conseguir atender à necessidade de todos os viajantes.
  • Carro automático ou manual: É importante verificar no momento da reserva se a categoria do veículo é manual ou automática, caso tenha uma preferência. Embora não sejam muito comuns aos brasileiros, os câmbios automáticos são práticos e fáceis de manusear. 🙂
  • Idade mínima exigida pela locadora: Esse requisito pode mudar conforme o destino da viagem e a locadora. Fique atento às regras do destino!

 

  • CNH válida: É importante sempre verificar com antecedência se a sua habilitação estará válida na retirada do veículo, pois, caso seja necessário, ainda haverá tempo para renovar o documento. Já em uma locação internacional, verifique se nessa localidade a habilitação brasileira é suficiente, caso contrário, você precisará providenciar no Detran um documento chamado PID (Permissão Internacional para Dirigir).
  • Voucher: Verifique qual documento você deve apresentar na locadora para retirar o veículo.
  • Cartão de crédito com limite disponível para bloqueio caução: O bloqueio caução é um valor bloqueado no cartão de crédito do motorista na retirada do carro como garantia para a locadora em casos de avarias e custos extras. O valor de bloqueio depende da locadora, do destino e da categoria de veículo. Ao devolver o veículo, o valor é estornado no cartão.
  • Passaporte: Exceto nos países da América Latina, alguns países e locadoras pedem a apresentação do passaporte na retirada do veículo.

  • Cadeirinha de bebê ou assento de elevação: Se for uma viagem com crianças, é importante se preparar para a necessidade da cadeirinha ou assento de elevação, itens que são exigidos por lei. O condutor pode optar por levar a própria cadeirinha ou em qualquer locadora alugar o item por um custo adicional diário. Dependendo do destino, por questão de disponibilidade, é importante reservar o item assim que confirmar a sua reserva.
  • Checklist do veículo na retirada: Sempre confira se o veículo já possui alguma avaria, se está com o estepe e se entregaram os documentos do veículo. Quando há alguma avaria, isso já fica apontado no checklist da locadora e você não poderá ser responsabilizado na devolução.
  • Contrato da locação: Verifique o documento sempre na retirada do veículo. Caso discordar de algum item é possível cancelar a contratação e não ser cobrado na devolução do carro.

Fonte:  CVC Dicas

Luciane Santana
Luciane Santana
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Apoio ao Turista

Como Chegar
Principais Atrativos

Belezas naturais

Dunas
Ver Galeria
Serras
Ver Galeria
Cachoeiras
Ver Galeria
Lagos
Ver Galeria
Cidades
Ver Galeria
Previous
Next

Curiosidades

Escolha o Idioma »