Conheça alguns dos fervedouros mais famosos do Jalapão

Foto: Fervedouro da Ceica – Divulgação

Tocantins reúne as mais belas paisagens de cerrado brasileiro, paredões, cachoeiras, rios, dunas e os fervedouros do Jalapão. A natureza privilegiou esse lugar que ainda está pouco explorado e faz dele um dos melhores destinos brasileiros para o ecoturismo.

Veja também: 10 curiosidades sobre o Jalapão

O que é um fervedouro

Os mergulhos nos fervedouros do Jalapão são comparados com os do Mar Morto ou nas Lagunas do Atacama, mas na verdade é outro fenômeno. Os fervedouros são na verdade nascentes de rios subterrâneos, onde brotam água do fundo da terra. A pressão da água que nasce de baixo para cima é que não te deixa afundar. Você pode até tentar, mas não conseguirá afundar.

Fervedouros do Jalapâo
Foto: viagenseoutrashistorias.com.br

No Jalapão, há fervedouros de vários tamanhos,  cores de água e intensidade de flutuação.  Estima-se que haja mais de vinte em toda a região, mas atualmente apenas oito estão abertos à visitação. Todos eles estão localizados em áreas particulares ao longo da TO-110, estrada que liga Mateiros a São Félix.

Cada fervedouro tem uma capacidade específica para visitantes, sendo permitido nadar ao mesmo tempo entre quatro e dez pessoas.

Os fervedouros são fenômenos naturais muito sensíveis e por isso há algumas regras que devem ser seguidas na hora da visita, entre elas: não pisar na borda do poço e evitar o uso de repelente e protetor solar no mergulho.

Leia também – Paisagens de tirar o fôlego! Se encante pela Pedra furada no Jalapão

Fervedouro Bela Vista

O acesso ao Fervedouro Bela Vista acontece por uma plataforma de madeira que ajuda  a preservar o sensível solo ao redor. Há uma grande nascente principal no Bela Vista, onde é possível sentir a flutuação característica dos fervedouros.

 

Foto Monique Renne/ Melhores Destinos

Leia também – É no Jalapão! Cânion Sussuapara

Fervedouro do Alecrim

O Fervedouro do Alecrim compete em tamanho e beleza com o Fervedouro Bela Vista. O Fervedouro do Alecrim tem cor verde. A piscina do Fervedouro do Alecrim tem uma grande nascente principal, onde a pressão da água é maior. Assim como o Fervedouro Bela Vista, o Alecrim está localizado mais próximo à cidade de São Félix, por isso nem sempre faz parte dos roteiros de quem visita o Jalapão em poucos dias. Confira o itinerário para ter certeza de que visitará essa atração.
Foto Monique Renne/ Melhores Destinos

Leia também – Águas verdes e vegetação exuberante, conheça a Cachoeira do Formiga

Fervedouro do Ceiça

o Fervedouro do Ceiça ainda hoje está entre os mais famosos e visitados do Jalapão. O poço tem uma nascente principal e a intensidade da pressão é bem alta, fazendo com que os visitantes flutuem com facilidade. O fervedouro é bem redondo e cercado por bananeiras intensamente verdes que dão tom ainda mais impressionante para a nascente.

Foto Monique Renne/ Melhores Destinos

Fervedouro do Buritizinho

O Fervedouro do Buritizinho tem formato de gota e a nascente é mais profunda se comparada a outros fervedouros. Além do Fervedouro do Buritizinho, o local também oferece um trecho bem calmo do Rio Formiga, onde é possível tomar banho, pular do balanço preso à árvore e até praticar boia cross.

Foto Monique Renne/ Melhores Destinos

Além dos citados acima, o Fervedouro do Encontro das Águas se destaca pela enorme potência da nascente, que faz com ele seja o mais forte do Jalapão. O tamanho reduzido (com capacidade para apenas quatro pessoas) não diminui a diversão de flutuar intensamente. Enquanto o Fervedouro dos Buritis e Fervedouro do Rio Sono têm lindos poços de água decorados por buritis. Tem ainda o  Fervedouro da Korubo é o único que não permite visitação a todos os turistas. O espaço é aberto apenas a quem está acampando com a Agência Korubo.

*Com informações do site Melhores Destinos e viagenseoutrashistorias.com.br

Luciane Santana
Luciane Santana
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Apoio ao Turista

Como Chegar
Principais Atrativos

Belezas naturais

Dunas
Ver Galeria
Serras
Ver Galeria
Cachoeiras
Ver Galeria
Lagos
Ver Galeria
Cidades
Ver Galeria
Previous
Next

Curiosidades

Escolha o Idioma »