Conheça os melhores destinos de ecoturismo no Brasil

Conceição do Ibitipoca (MG) Ibitipoca é um termo de origem tupi, que significa “montanha estourada”. O parque é maravilhoso e tem no Pico da Lombado, o seu ponto mais alto – Foto: Divulgação

 

O ecoturismo ou turismo de natureza é um segmento de atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentivando sua conservação.

Ecoturismo: o que é, vantagens e as principais atividades praticadas neste segmento

Melhores destinos de ecoturismo no Brasil

O Brasil tem vários destinos que proporcionam verdadeiras aventuras de ecoturismo, contato com a natureza, relaxamento e aprendizado.

Chapada dos Veadeiros (GO)

ecoturismo chapada dos veadeiros

A Chapada dos Veadeiros tem o incrível dom de encantar a todos que a visitam, um autêntico destino de ecoturismo. São belíssimas paisagens, rios de águas límpidas e cristalinas e natureza intocada.

Patrimônio Natural da Humanidade, título concedido pela Unesco, Veadeiros é um verdadeiro berço de águas, pois de seus paredões brotam os rios que formam as principais bacias da América do Sul.

É um destino que encanta turistas do mundo todo: o cerrado entrecortado por rios, cachoeiras e montes é convite irresistível a banhos, trilhas, caminhadas e passeios de bicicleta.

Se destacam os passeios pelas cachoeiras do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Vale da Lua, Catarata dos Couros, Almécegas, Santa Bárbara e Macaquinhos.

Fernando de Noronha (PE)

Turistas já podem entrar em Fernando de Noronha | Retomada das Viagens

Praias de águas cristalinas, falésias, enseadas e baías. Morros, pontas, rochedos, grutas, cachoeiras, mirantes, corais, áreas próprias para mergulho submarino e trilhas. Morada de espécies raras, área de rigorosa preservação ambiental, marco zero de poluição mundial. Tudo isso é Fernando de Noronha.

São 21 ilhas distribuídas em 26 quilômetros quadrados. Não para aí, tem mais: monumentos históricos, a culinária à base de frutos do mar, artesanato, trabalhos dos artistas plásticos locais, histórias e costumes dos nativos.

Considerado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, Fernando de Noronha desafia o nosso dicionário a encontrar palavras capazes de descrever toda a sua beleza.

 

Chapada Diamantina (BA)

ecoturismo chapada diamantina

O Parque Nacional da Chapada Diamantina é detentor da  mais qualitativa amostra da natureza de nosso país: montanhas, vales, desfiladeiros, cavernas, grutas, serras, rios, lagos, nascentes, piscinas naturais, cachoeiras, canyons e uma fauna das mais variadas.

Uma pitadinha da ambientação: paredões rochosos erguidos sobre mata atlântica, cerrado e caatinga. Não há como eleger sua paisagem mais bonita sem cometer injustiça, tamanha fartura de atrações e cenários naturais.

Os casarões do período colonial, que marcaram a fase histórica de exploração dos diamantes são itens importantes neste visual. Um sonho que virou realidade no coração da Bahia.

Bonito (MS)

ecoturismo bonito

Ser o Paraíso das Águas define com muita fidelidade e exuberância o que é a cidade de Bonito. O apelido famoso lhe cai muito bem. É inacreditável a cor azul que compõe os rios e nascentes desta localidade situada na Serra da Bodoquena, centro e coração de nosso país.

Por conta da imensa quantidade de calcário presente no solo, as águas destes rios passam por uma verdadeira filtragem natural e as impurezas depositam-se no fundo dos leitos. O resultado é a absoluta transparência das águas, para o nosso deleite e encantamento.

Bonito é rica em cavernas e cachoeiras e apresenta inúmeras atrações para viajantes de todos os gostos e idades.  Destacam-se a Gruta do Lago Azul, uma formação calcária e esverdeada que abriga o Lago Azul a 100 metros abaixo da terra; ou a descida do Rio Olho D’Água até o Rio da Prata, que proporciona um mergulho extraordinário em águas cristalinas e repletas de peixes.

Alter do Chão (PA)

ecoturismo alter chao

melhor praia do Brasi! Quem afirma é o respeitado jornal inglês The Guardian. E o mais incrível é que Alter do Chão nem fica perto do mar…

É uma autêntica e verdadeira praia de água doce! Alter do Chão nos brinda com praias que assombram pela beleza, nos oferece a Ilha do Amor, o  Lago Verde, a Floresta Amazônica, o rio Tapajós com sua cor verde-azulada, muito cristalina.

Alter do Chão são transparências em um contínuo degradê de cores, do verde denso das florestas que encantam, ao azul mais vivo do céu e da água.

Uma verdadeira experiência de ecoturismo, que se soma às vivências com os moradores locais, povos indígenas e a navegação por suas águas.

Jalapão (TO)

ecoturismo jalapao

Jalapão tem atraído cada vez mais olhares para a sua imensidão paradisíaca. Chamado muitas vezes de “deserto do Jalapão”, é na realidade um complexo de oásis. Pois apresenta nascentes, córregos, fervedouros, corredeiras e cachoeiras com belezas impressionantes.

Um dos grandes tesouros do Tocantins, destino perfeito para quem busca a pura conexão com a natureza. Com uma flora e fauna que surpreendem e provam o porquê do Jalapão ser essa imensidão cada vez mais atraente aos olhares externos.

A região carrega curiosidades sensacionais.

 Paisagens de tirar o fôlego! Se encante pela Pedra furada no Jalapão

 É no Jalapão! Se encante pelo  Cânion Sussuapara

 Águas verdes e vegetação exuberante, conheça a Cachoeira do Formiga

 Um “deserto” no cerrado tocantinense, conheça as dunas do Jalapão

Itacaré (BA)

Melhores praias de Itacaré, Bahia: Guia completo com roteiro

Itacaré, o paraíso baiano. Apenas um dos mais lindos destinos que o nosso país apresenta.  São praias à altura de serem enquadradas como as mais belas do mundo. Todas elas rodeadas por mata atlântica, muita natureza, sol dos melhores e muita atividade deliciosa ao ar livre.

Por lá encontramos trilhas, cachoeiras, praias praticamente virgens e paisagens de tirar o fôlego. As principais praias são acessadas apenas por trilhas, o que significa um seguro para manter-se intacta a vegetação e as características típicas do lugar.

Resultado: muito sossego e muita curtição em meio a um cenário perfeito de ecoturismo. 14 praias para você aproveitar.

Amazônia (AM)

ecoturismo amazonia

A Floresta Amazônica é um autêntico paraíso selvagem, que nos revela hoje como foi a vida nos primórdios de nosso planeta. A selva densa, fechada, ainda intocada em sua maior parte, abriga fauna e flora riquíssimas, verdadeiramente únicas no mundo.

Toda esta biodiversidade é representada por incontáveis espécies de mamíferos e mais de 250 tipos  de aves, além de jacarés, tartarugas, cobras, rãs e peixes. Um espetáculo à parte fica por conta dos inúmeros rios, alguns de dimensões oceânicas, que desdobram-se em igarapés, corredeiras e formam bancos de areia e praias fluviais.

Talvez por tudo isso é que a Floresta Amazônica sempre foi palco de lendas e mistérios capazes de contagiar desde os ribeirinhos até os estrangeiros que a visitam, curiosos.

Você está preparado para fazer caminhadas ecológicas, conhecer a cultura ribeirinha, aldeias indígenas e entrar em contato com  a fauna e a flora amazônica?

Jericoacoara (CE)

Jericoacoara: Roteiro de 4 dias, quanto custa, o que fazer, como chegar e  mais! % - Planejando Viagens

Feche os olhos e imagine só o visual: dunas de areia clara, mar calmo, lagoas de águas cristalinas e pedras esculturais. Agora complete o quadro com o nome desta maravilha de cenário: Jericoacoara. Mais conhecida por Jeri, é um lugar fora do comum.

A vila de Jeri conserva suas ruas ainda de areia, iluminadas pela energia dos estabelecimentos, tornando o lugar especial com suas belezas naturais, sofisticações e acima de tudo, sem perder o jeito nativo do vilarejo.

Prepare-se para desfrutar de muito charme, conforto e bom atendimento. Não esqueça, também, do lindo pôr do sol.

Foz do Iguaçu (PR)

ecoturismo foz iguacu

Não é sem razão que milhares de pessoas visitam as Cataratas do Iguaçu todos os dias. O lugar é simplesmente deslumbrante, o volume de água é de tirar o fôlego e deixar a todos sem palavras suficientes para descrever o que se sente ali.

É realmente uma maravilha da natureza, provavelmente uma das maiores do mundo. Definitivamente um dos visuais mais espetaculares que existem em nosso planeta. Pronto para encarar a tríplice fronteira e contemplar esse espetáculo da natureza?

Ilhabela (SP)

ecoturismo ilhabela

Muito forte no ecoturismo, a ilha paulista possui mais de 70 praias, centenas de cachoeiras e muita mata atlântica preservada.

Dá para a cada dia do ano escolher uma cachoeira diferente para trilhar, observar diversas espécies de aves, isso sem falar do mar, que confere inúmeros atrativos naturais.

Pantanal (MT/MS)

ecoturismo pantanal

O Pantanal é a maior planície alagável do mundo. É lá que a vida explode e colore as matas, os rios e os lagos com os tons multicoloridos de todos os tipos de animais. Impossível não vibrar e deixar-se seduzir por uma das variadas concentrações de fauna selvagem do planeta: uma infinidade de espécies de aves, jacarés, cervos, capivaras e outros animais compõem um cenário fascinante, presente maior que a natureza nos deu.

E a melhor forma possível de vivenciá-la é com um programa especial em uma típica fazenda pantaneira, com cavalgadas, caminhadas e safáris fotográficos de barco. Coroando tudo, a típica e imperdível gastronomia pantaneira.

Itaúnas (ES)

ecoturismo itaunas

Distrito de Conceição da Barra, no Espírito Santo, o local abriga sítios arqueológicos, um maravilhoso mar e diversas opções para curtir a natureza.

O nome de origem tupi, significa pedras negras. Há uma base do Projeto Tamar, que monitora 38 km do litoral e contribuí muito para a preservação das tartarugas marinhas.

*Com informações do Blog Freeway

Luciane Santana
Luciane Santana
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Apoio ao Turista

Como Chegar
Principais Atrativos

Belezas naturais

Dunas
Ver Galeria
Serras
Ver Galeria
Cachoeiras
Ver Galeria
Lagos
Ver Galeria
Cidades
Ver Galeria
Previous
Next

Curiosidades

Escolha o Idioma »