Descanso e aventuras! Se encante pela Prainha do Rio Novo no Jalapão

O Rio Novo fica logo abaixo da Cachoeira da Velha e impressiona pela brancura da areia e transparência da água, que forma uma espécie de piscina natural translúcida rodeada pela mata virgem, num ambiente de muita paz e calmaria. Impossível resistir ao convite para um mergulho. Mas, cuidado: o rio tem fortes correntes subaquáticas que exigem cautela.

O rio é considerado um dos poucos que ainda possuem água potável em todo mundo.

Leia também – Paisagens de tirar o fôlego! Se encante pela Pedra furada no Jalapão

Leia também – É no Jalapão! Cânion Sussuapara

A Prainha tem longa faixa de areia branca e muita sombra para quem quiser descansar. A Prainha faz parte de quase todos os roteiros das agências que visitam o Jalapão.

Rafting no Rio Novo

 

É uma das atividades mais praticadas pelos adeptos do turismo de aventura que visitam o Jalapão. O rio oferece grandes corredeiras propícias também a outros esportes radicais com canoagem e boia cross. O rafting dura cerca de três horas rio abaixo e é preciso contratar o pacote por uma agência de viagens que deve disponibilizar equipamentos, guias experientes e garantir a segurança no trajeto.

O rafting é um desporto de aventura que se baseia na prática de descida em corredeiras em equipe utilizando botes infláveis e equipamentos de segurança. Antes de se começar qualquer descida de rafting, um condutor da atividade passa a todos os participantes detalhadas instruções de conduta relativas à segurança.

Há diversos níveis de dificuldade no rafting, sempre dependendo do volume da água do local escolhido, assim como, as pedras, as quedas d’água, as corredeiras, os seus planaltos, montanhas, dentre outras observações a serem analisadas. É umas das principais atividades praticadas no ecoturismo.

O Jalapão é um dos principais destinos do turismo de natureza no Brasil.

Como chegar:

Saindo de Mateiros pela estrada que leva a Ponte Alta, 45km por estrada de chão. Depois segue uma trilha a partir da Cachoeira da Velha que tem vários locais de parada para respirar.

Leia também – Águas verdes e vegetação exuberante, conheça a Cachoeira do Formiga

Veja também: 10 curiosidades sobre o Jalapão

Visitas  na Pandemia

“O cenário está tranquilo aqui em Mateiros, com baixo registro de novos casos e a população continua se cuidando e a Instrução Normativa orienta sobre as práticas que devem ser adotadas para visitação dos atrativos, fazendo com que o Jalapão possa voltar a ser visitado por quem deseja apreciar suas belezas”, reforça a supervisora da Área de Proteção Ambiental do Jalapão, Rejane Nunes.

Os agendamentos dos atrativos observam  a capacidade de carga dos atrativos, ou seja, o número de pessoas permitidas. Para as Dunas, serão permitidas visitas de até 300 pessoas por dia; Cachoeira da Velha/Prainha do Rio Novo, 300 pessoas por dia; e para a Serra do Espírito Santo, 200 pessoas por dia.

Saiba mais sobre as normativas CLICANDO AQUI

*Com informações de turismo.to.gov.br, melhores destinos e Naturatins

Luciane Santana
Luciane Santana
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Apoio ao Turista

Como Chegar
Principais Atrativos

Belezas naturais

Dunas
Ver Galeria
Serras
Ver Galeria
Cachoeiras
Ver Galeria
Lagos
Ver Galeria
Cidades
Ver Galeria
Previous
Next

Curiosidades

Escolha o Idioma »