Destinos para conhecer os biomas brasileiros

Está na sua lista de desejos conhecer o Brasil, com toda sua vegetação maravilhosa? Separamos aqui lugares para você apreciar todo o tipo de natureza, dos lugares mais úmidos aos mais secos, com animais e plantas típicos de cada região. Confira:

Amazônia, maior bioma do Brasil

Ocupando cerca de 50% do território do Brasil, a Amazônia é o maior bioma do país. O estado do Amazonas ainda mantém 98% de sua cobertura florestal preservada, além de possuir um dos maiores mananciais de água doce do mundo. Em Manaus, os hotéis no meio da selva amazônica, que oferecem passeios na floresta, são uma opção ótima para você entrar em contato com a natureza.

O Arquipélago de Anavilhanas, localizado entre Manaus, Iranduba e Novo Airão, é um ótimo lugar para entrar em contato com o bioma. É um dos maiores arquipélagos fluviais do mundo, com 400 ilhas. Por lá você pode navegar pelo rio, fazer caminhadas pela mata e rafting. Em qualquer opção, as lindas paisagens e animais marcam presença.

Belém, capital do Pará, também tem lugares lindos para visitar a Amazônia, como o Rio Tapajós, perfeito para um passeio de barco. Ou Alter do Chão, município repleto de lindas praias de água doce e areia branquinha.

Mata Atlântica, espalhada por grande parte do Brasil

A Mata Atlântica é encontrada em 17 estados brasileiros e pode ser visitada em lugares que são conhecidos por sua vegetação e até em grandes metrópoles. Em qualquer um dos locais, você encontra uma biodiversidade incrível.

Entre Curitiba e Morretes, ambos no Paraná, existe um passeio de trem considerado o mais bonito do Brasil. O trajeto pode ser feito em qualquer sentido, de Curitiba para Morretes ou ao contrário. Da janela do trem, você pode admirar a Serra do Mar paranaense, penhascos, cachoeiras e pontes. O visual é impressionante.

 

Cerrado, biodiversidade impressionante

Cerrado: fotos, fauna, flora, clima, tipos, mapa e mais - Brasil Escola

O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, sua biodiversidade é encantadora, tem mais de 4 mil espécies de animais e vegetais que se desenvolvem nas regiões que ele abrange.

O Parque Estadual do Jalapão, em Tocantins, é um ótimo exemplo da beleza que o Cerrado representa. Por lá, você encontra rios e lagos com águas azuis e cristalinas, dunas, cachoeiras e chapadões. Todas as partes do parque impressionam com suas maravilhas naturais, que não se encontram em qualquer lugar.

Jalapão

Leia também – Paisagens de tirar o fôlego! Se encante pela Pedra furada no Jalapão

Leia também – É no Jalapão! Cânion Sussuapara

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, também é perfeito para cair nos encantos do Cerrado. Lá você encontra muito verde, trilhas, cachoeiras e piscinas naturais. O bioma também está presente em Bonito, município do Mato Grosso do Sul reconhecido por sua beleza e pela famosa lagoa azul.

Caatinga, bioma totalmente brasileiro

A Caatinga é o único bioma exclusivo do Brasil, e por isso grande parte de sua vegetação e animais só podem ser encontrados aqui, como o calango-de-cauda- verde e o periquito-da-caatinga. “Caatinga” significa mata branca em tupi, já que é uma região muito seca, onde a paisagem fica esbranquiçada por falta de alguns nutrientes.

A Chapada Diamantina, na Bahia, é a parte mais alta do bioma. Sua vegetação é rasteira, reunindo lindas serras, rios, cachoeiras e piscinas naturais. O Parque Nacional da Chapada da Diamantina é protegido e preservado pelo IBAMA, e o turismo é feito com muito cuidado para manter a preservação.

No sertão do Rio Grande do Norte, há muito do bioma. O Pico do Cabugi, onde há um vulcão que nunca explodiu, é uma opção excelente para os mais aventureiros visitarem a Caatinga, contando com uma trilha íngreme de 2,5 km para ser acessado.

Pampa, o bioma do Rio Grande do Sul

Pampa – Wikipédia, a enciclopédia livre

Esse é o único bioma no Brasil presente em apenas um estado. No Rio Grande do Sul, há mais de 500 espécies de animais característicos do Pampa. Algumas aves comuns são o quero-quero e a ema. As estações do ano também são bem definidas, diferente de outras partes do país. No Pampa Gaúcho, você pode visitar vinícolas e apreciar a vegetação nas lindas estradas e serras.

Pantanal, conhecido por seus animais

O Pantanal é a maior planície alagável do mundo, considerado Patrimônio Natural Mundial da Unesco e com uma natureza incrível. Entre os animais que são encontrados por lá estão a onça-pintada e a arara-azul.

O bioma ocupa o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul e, para conhecê-lo, você pode fazer passeios a cavalo, safáris fotográficos em veículos abertos e passeios de chalana pelos rios pantaneiros, onde você também encontra muitas piranhas e pacus.

Fonte: CVC Dicas de Viagens 

Luciane Santana
Luciane Santana
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Apoio ao Turista

Como Chegar
Principais Atrativos

Belezas naturais

Dunas
Ver Galeria
Serras
Ver Galeria
Cachoeiras
Ver Galeria
Lagos
Ver Galeria
Cidades
Ver Galeria
Previous
Next

Curiosidades

Escolha o Idioma »