Dia Internacional da Cerveja: um brinde à paixão nacional do brasileiro

País oferece destinos com variadas opções da ‘gelada’, que atraem visitantes e impactam positivamente as economias regionais por meio do turismo

Esta sexta-feira (06.08) consagra a celebração mundial de uma das bebidas mais consumidas em todo o planeta e que é símbolo de comemoração e de bons momentos entre amigos. Trata-se do Dia Internacional da Cerveja, produto com os quais os brasileiros têm um verdadeiro ‘caso de amor’ e que motiva a realização de viagens por diversos destinos nacionais conhecidos pela produção de ‘loiras, ruivas e morenas geladas’.

Impossível falar de cerveja e não lembrar, por exemplo, da região de Blumenau, em Santa Catarina. Palco da famosa Oktoberfest – suspensa temporariamente por conta da pandemia de Covid-19 -, a cidade integra um conjunto de 10 municípios repletos de atrações alusivas à bebida, como Brusque e Pomerode. Não à toa, em 2016, o governo catarinense sancionou uma lei que instituiu a Rota Turística e Cultural Cervejeira do Estado.

Outro destaque é a Região Serrana do Rio de Janeiro, que também conta com uma rota própria. Além das belezas naturais e históricas, o circuito dispõe de variadas cervejarias, abrangendo Petrópolis, Nova Friburgo e Teresópolis, entre outras. O roteiro, uma iniciativa da Associação Turística das Cervejarias e Cervejeiros do estado, apoiada pelo Sebrae, inclui pequenos e grandes produtores, além de bares que produzem e servem marcas próprias.

Minas Gerais, é claro, também merece menção dos cervejeiros de plantão. Apesar da fama pela grande oferta de cachaça, o estado abriga inúmeras cervejarias artesanais. As opções incluem, além da capital Belo Horizonte, municípios como Nova Lima, Ribeirão das Neves, Monte Verde e Santana dos Montes, cujos rótulos da bebida colecionam diversas premiações e despertam o interesse dos consumidores.

Palco de fábrica cervejeira desde o início do século passado, Ribeirão Preto (SP) não pode ficar de fora do cardápio. A cidade é berço ainda do surgimento de novas marcas artesanais, que cativam apreciadores desde os anos 1990. Não menos emblemática, Campos do Jordão (SP) é outro destino onde proliferaram cervejarias do tipo e que permite conhecer um pouco mais da cultura alusiva à bebida.

EXPANSÃO – Em 2020, pela primeira vez, todos os estados brasileiros registraram possuir ao menos uma cervejaria, com a abertura da primeira fábrica no Acre. A informação é do Anuário da Cerveja do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que apontou uma alta de 14% no número de cadastros em relação a 2019. O documento indica a existência de 1.383 cervejarias, com a inauguração de 204 unidades (Acesse aqui o anuário).

No ano de 2019, foi publicado pelo Ministério da Agricultura um decreto que facilita a padronização, o controle e a produção de cervejas no Brasil, atendendo a demandas do setor produtivo e da sociedade civil. O principal objetivo da medida do governo federal foi o de atualizar as disposições legais sobre a produção da bebida no país, até então defasadas em relação à tecnologia e às regras internacionais a respeito do assunto.

SUPORTE – A oferta de cervejas também é um dos destaques de localidades apoiadas pelo Projeto Experiências do Brasil Rural, como em Santa Catarina, no Espírito Santo e Minas Gerais. Por meio da iniciativa, uma parceria entre o Ministério do Turismo, o MAPA e a Universidade Federal Fluminense (UFF), roteiros do campo contam com apoio técnico para formatar produtos e serviços da agricultura familiar associados ao turismo. (Saiba mais aqui).

DATA – O Dia Internacional da Cerveja, comemorado na primeira sexta-feira de agosto, foi criado por quatro amigos em 2007, na Califórnia (EUA). O surgimento da data teve três motivos: reunir-se com parceiros para saborear a ‘gelada’, celebrar os responsáveis por fabricá-la e servi-la e exaltar os inúmeros tipos da bebida no mundo. Os idealizadores também sugerem presentear alguém com uma cerveja, além de provar rótulos diferentes dos usuais.

Fonte: Ministério do Turismo

Luciane Santana
Luciane Santana
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Apoio ao Turista

Como Chegar
Principais Atrativos

Belezas naturais

Dunas
Ver Galeria
Serras
Ver Galeria
Cachoeiras
Ver Galeria
Lagos
Ver Galeria
Cidades
Ver Galeria
Previous
Next

Curiosidades

Escolha o Idioma »