É no Jalapão! Cânion Sussuapara desperta curiosidades de turistas do Brasil inteiro

Foto: reprodução Intagram Canionsussuapara

O Jalapão, no Tocantins, é uma região de muitas riquezas naturais. Fervedouros, cachoeiras,  A Pedra Furada e muitos outros lugares fantásticos como o Cânion Sussuapara. (veja vídeo no final da matéria)

Um lugar  para recarregar as energias! Cada detalhe é surpreendente!

Turistas de todo o Brasil tem se encantado com o lugar!

Foto: Jornalista Maju Cotrim

A água desce por uma fenda estreita, entre paredões úmidos de cerca de 12 m de altura, como um pequeno cânion, cobertos de samambaias, musgos e vegetação típica. Ao longo do trajeto, o córrego apresenta sucessão de pequenas quedas d’água, formando piscinas naturais de águas frias. A umidade das paredes faz com que “chova” o tempo todo.

Há um ponto de controle na entrada e o acesso é pago e controlado. Desta forma, é permitido, no máximo, 30 pessoas no local.

HISTÓRIA DO LOCAL

O nome do local é fruto da grande quantidade de veados suçuapara (sim, com “ç” mesmo) – “veado galheiro” em tupi-guarani – que o habitavam. Hoje em dia, é mais difícil avistar esse animal na região.

Além disso, reza a lenda que o local tem propriedades místicas. Isso acontece por conta das pedras de cor branca que ficam espalhadas pelas paredes e pelo chão do cânion. Elas são coletadas pelos turistas, pois, segundo a história do local, quem pegar as pedras do chão e colar nas paredes pode fazer um pedido e ele se tornará realidade, uma vez que será realizado pelos seres que vivem na região.

LOCALIZAÇÃO

O Cânion do Sussuapara fica localizado no Jalapão, mais precisamente a 12 km da cidade de Ponte Alta. Normalmente, o local é visitado pelos turistas que optam por contratar uma agência para fazer o passeio, pois quem chega da cidade de Palmas em direção ao Jalapão passa por ele.

Folha do Jalapão
Ponte Alta do Tocantins – Foto: Folha do Jalapão

COMO CHEGAR

Foto: reprodução site turismo.to.gov

Para chegar ao Cânion Sussuapara, é preciso ir de carro, ou outro meio de transporte, do centro da cidade de Ponte Alta. Esse trajeto é de cerca de 15 km, e a estrada é de chão. Depois disso, é preciso passar por uma trilha bem pequena, com aproximadamente 100 m de distância.

Cuidados

Lá embaixo, como corre água, é bom dia de calçado fechado para evitar quedas.

Se tiver crianças tem ter cuidado é dobrado devido alguns lugares ser bem escorregadio

Veja Vídeos:

Vídeo: Gazeta do Cerrado

*Texto com informações do Jalapao.com , turismo.to.gov.br

Luciane Santana
Luciane Santana
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Apoio ao Turista

Como Chegar
Principais Atrativos

Belezas naturais

Dunas
Ver Galeria
Serras
Ver Galeria
Cachoeiras
Ver Galeria
Lagos
Ver Galeria
Cidades
Ver Galeria
Previous
Next

Curiosidades

Escolha o Idioma »