É no Tocantins! Você já conhece a Serra da Catedral e as Corredeiras do Rio Sono?

Chamada de Morro do Mandacaru pelos nativos, a Serra da Catedral fica entre São Félix do Tocantins e Novo Acordo e também faz parte de atrações incríveis da região do Jalapão, no Tocantins, no Norte do Brasil.

Jalapao-Serra-da-Catedral-Foto-Caroline-Maki-59-web |

Ainda pouco explorada, essa beleza natural é uma formação rochosa de milhares de anos que se assemelha a uma grande fachada de igreja. Em 2010, a serra foi reconhecida pelo ICMBio como uma reserva de Patrimônio Natural.

      Serra da Catedral - Jalapão

 

Não tem como não se encantar com a grandiosidade do local. Cada simetria de seus cortes e detalhes se destacam em meio ao chapadão do cerrado. No pico do Jalapão, o morro tem 180 metros de altura, o que equivale a um prédio de 60 andares.

Serra da Catedral | Fuja

Sua estrutura realmente lembra uma catedral.

A trilha para chegar no pico tem duas etapas: uma escada de 365 degraus que leva até a metade da escalada e uma escada suspensa, que exige equilíbrio dos ecoturistas. Com o objetivo de ser coerente com a sustentabilidade do local, o geógrafo Lúcio Flavio fez esses degraus da primeira parte com pneus velhos para dar mais segurança para os turistas e estabilidade para o terreno.

Assim como a maioria das atrações do Jalapão, a Serra da Catedral também tem um auxilio das aves para montar o cenário perfeito. São araras, maritacas e águias que produzem uma verdadeira sinfonia e “cuidam” da escultura.

São Felix esconde cenários perfeitos para os apaixonados por ecoturismo.

São Félix do Tocantins

O município de São Félix do Tocantins está localizado a 263 km de Palmas, capital do Tocantins. O povoamento do município se iniciou com migrantes nordestinos vindos principalmente do Piauí, Maranhão e Bahia, surgindo como arraial em 1736.

Geograficamente é o mais central do Jalapão, limitando-se ao Norte com o município de Lizarda, ao Sul com Mateiros, a Oeste com Novo Acordo e a leste com o Estado do Maranhão.

São Félix sedia o Monumento Natural Canyons e Corredeiras do Rio Sono (MONACC), primeira unidade de conservação municipal de proteção integral. No município você pode conferir atrativos incríveis e praticar o rafting no Rio Novo, modalidade que cresce a cada dia na região.  Entre os atrativos, estão a Praia do Alecrim, o  Fervedouro do Alecrim, a Cachoeira da Jalapinha, a Serra da Catedral e o Povoado do Prata.

Monumento Natural Canyons e Corredeiras do Rio Sono (MONACC)

Monumento Natural dos Cânions do Rio Sono - Jalapão

O MONACC – Monumento Natural Canyons e Corredeiras do Rio Sono é a primeira unidade de conservação de proteção integral municipal do Tocantins. Com 1457,60 km², foi criada em 2012 pelo Decreto nº 034, de 02/07/2012 com o objetivo de regulamentar o potencial ecoturístico e paisagístico do Rio Sono e a preservar e recuperar os remanescentes naturais marginais.

Sua área está limitada ao norte pelas áreas de preservação permanente (APPs) associadas ao rio e ao longo do Rio Soninho; ao sul pelos limites do Parque Estadual do Jalapão, também coincidente com a divisão municipal de São Félix do Tocantins com o município de Mateiros; à leste pela Praia do Alecrim e à oeste pela confluência do Rio Soninho com o rio novo.

O Monumento se encontra uma região que possui áreas e atividades produtivas, de conservação e de pesquisa, característica que são definidas e elencadas no plano de manejo.

São Félix do Tocantins foi um dos primeiros municípios a instituir o Sistema Municipal de Unidades de Conservação.

Rafting no Rio Sono - Jalapão

O Rio do Sono é o maior rio localizado totalmente no Estado do Tocantins. Ele nasce nas serras de Mateiros e passa pelos municípios de São Félix do Tocantins, Novo Acordo e Ponte Alta do Tocantins.  O lugar é muito usado para prática do Rafting

 

 Paisagens de tirar o fôlego! Se encante pela Pedra furada no Jalapão

 É no Jalapão! Cânion Sussuapara

Portal sul do Jalapão, Ponte Alta esconde atrativos imperdíveis nas suas proximidades

Luciane Santana
Luciane Santana
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Apoio ao Turista

Como Chegar
Principais Atrativos

Belezas naturais

Dunas
Ver Galeria
Serras
Ver Galeria
Cachoeiras
Ver Galeria
Lagos
Ver Galeria
Cidades
Ver Galeria
Previous
Next

Curiosidades

Escolha o Idioma »