Instituto normatiza regras para autorização de coleta do capim-dourado no Jalapão

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) publicou portaria normatizando os procedimentos necessários para a emissão da licença de coleta e manejo do capim-dourado (Syngonanthus nitens). Para conseguir a autorização de coleta o interessado deverá fazer o pedido ao Instituto, utilizando o Sistema de Gestão Ambiental (Sigam), no site do órgão.

Para obter a autorização para colher o capim dourado são necessários os seguintes documentos: Requerimento padrão do Instituto preenchido; Cópia do Cadastro de Pessoas Físicas;  Cópia do Registro Geral; Comprovante de endereço; Cópia da Inscrição do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ);  Carta de anuência do proprietário do imóvel em caso de manejo em propriedades particulares de terceiros;  Termo de compromisso válido em casos de manejo em áreas públicas e Unidades de Conservação; Lista atualizada de todos os artesãos solicitantes para as associações de artesãos enquadradas (é necessário apenas para os requerimentos feitos para associações).

O requerimento deverá ser protocolado com os documentos exigidos e ainda cópia do Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais (DARE), correspondente aos serviços administrativos, no valor de R$ 74. Lembrando que estão isentos de pagamento os integrantes de povos e comunidades tradicionais, remanescentes das comunidades dos quilombos e ainda agricultores familiares.

De acordo com o presidente do Naturatins, Renato Jayme, normatizar a coleta do capim dourado é fundamental, dada a sua importância para a subsistência de famílias de artesãos da região do Jalapão. “A normatização também ajuda a evitar a coleta fora de época e o contrabando, que podem comprometer a existência do capim dourado”, justificou.

A Portaria n° 126, de 28 de julho, foi publicada no Diário Oficial do Estado, do último dia 2 de agosto e revogou a Instrução Normativa Nº 02, de abril de 2015, que trata do mesmo tema. Como a colheita ocorre a partir do mês de setembro, as solicitações de licença devem ser feitas até o próximo dia 31.

Fonte/Fotos: Naturatins

Luciane Santana
Luciane Santana
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Apoio ao Turista

Como Chegar
Principais Atrativos

Belezas naturais

Dunas
Ver Galeria
Serras
Ver Galeria
Cachoeiras
Ver Galeria
Lagos
Ver Galeria
Cidades
Ver Galeria
Previous
Next

Curiosidades

Escolha o Idioma »