Intercâmbio de sabores: projeto Comidinha de Quintal é pauta em Fórum de Turismo do Tocantins

Abrajet/Divulgação

Iniciativa das seccionais Norte, Nordeste e Centro-Oeste da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), o projeto Comidinha de Quintal – Gastronomia de Base Brasileira foi apresentado nesta quinta, 24, durante a 81ª Reunião Ordinária do Fórum Estadual de Turismo do Tocantins (Foestur). A explanação esteve a cargo da presidente da entidade no Estado, Seleucia Fontes. Também participaram, o vice-presidente Luiz Pires e o secretário-geral da entidade, Marco Aurélio Jacob, como representante da Universidade do Tocantins (Unitins).

O encontro foi realizado de forma virtual e reuniu o presidente do Fórum de da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa, Jairo Mariano (Adetuc), técnicos da pasta, representantes das regiões turísticas do Tocantins, Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/TO), Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav/TO), Serviço Social do Comércio (Sesc/TO), entre outras entidades.

A presidente da Abrajet Tocantins falou da grandeza e alcance do projeto, que será lançado e divulgado em nível nacional, evidenciando a gastronomia regional, a cultura e os atrativos turísticos. “O livro terá cerca de 200 páginas, com receitas tradicionais ou que utilizam produtos regionais, evidenciando as regiões de origem, como Mateiros (Jalapão), Palmas, Peixe, Aurora do Tocantins e Natividade”, ressaltou Seleucia Fontes, que além da coordenação regional do projeto, será editora executiva da obra, enquanto Luiz Pires integra a equipe administrativa.

A jornalista lembrou, ainda, que o projeto já conta com apoios para sua execução, mas há uma cota estadual a ser cumprida. “A Adetuc já é parceira da iniciativa, colaborando com a logística das viagens programadas”, ressaltou Seleucia Fontes.

Ana Paula Setti, presidente da Abrasel/TO, ressaltou seu apoio ao projeto, assim como o presidente da Abav/TO, Marcelo Perim, que também preside o Conselho Empresarial de Turismo (Cetur/TO), ligado à Fecomércio.

O projeto

O livro Comidinha de Quintal visa o intercâmbio de sabores em um livro com receitas, culturas e histórias de pessoas captadas nos cantos e recantos do interior do Brasil, e divulgadas por jornalistas especializados em turismo, por meio de várias plataformas e formatos multimídias. Além do impresso, o audiovisual e a conexão virtual sobre regiões brasileiras onde o preparo seja curioso e interessante ao público serão ferramentas interligadas apresentando o conteúdo da publicação.

O projeto, que está em fase de captação de recursos e produção de matérias, prevê uma extensa ação de divulgação em nível nacional e lançamentos regionais, com distribuição dirigida e venda direta ao público. O lançamento oficial está previsto para ocorrer durante o XXVII Congresso Nacional de Jornalistas em Turismo, em Santarém (PA), no segundo semestre de 2021.

Texto: Seleucia Fontes

Luciane Santana
Luciane Santana
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Apoio ao Turista

Como Chegar
Principais Atrativos

Belezas naturais

Dunas
Ver Galeria
Serras
Ver Galeria
Cachoeiras
Ver Galeria
Lagos
Ver Galeria
Cidades
Ver Galeria
Previous
Next

Curiosidades

Escolha o Idioma »