Ministério do Turismo lança campanha “Turismo em Natureza”; segmento foi potencializado na pandemia

As unidades de conservação do Brasil estiveram fechadas em grande parte do ano de 2020 em decorrência da pandemia de Covid-19. Apesar disso, foram registradas 8,4 milhões de visitas durante o período de cerca de seis meses em que as atividades desses locais foram gradualmente restabelecidas.

O levantamento, apresentado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), mostra um crescimento contínuo de visitação até dezembro, o que não ocorria mesmo antes da pandemia, quando normalmente havia oscilações em alguns meses do ano.

Nova Tendência

Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, os dados revelam a tendência de aumento da procura por destinos de natureza, demonstrando a importância dos parques no cenário pós-pandemia. “Os nossos destinos naturais já eram um diferencial para o turismo antes da pandemia. Agora, eles são ainda mais essenciais para possibilitar a retomada do setor, com ambientes ao ar livre e com distanciamento. Precisamos prepará-los para receber cada vez mais visitantes, que estão ávidos por viajar e, principalmente, por se reconectar com a natureza“, ressaltou o ministro.

Saiba mais sobre o Turismo de Natureza  

 

CAMPANHA “TURISMO EM NATUREZA”

O Ministério do Turismo lançou, nesta quarta-feira (14.07), a campanha promocional “Turismo em Natureza”, que busca reposicionar o país no segmento. Com o slogan “Viaje pelo Brasil. Gigante pela própria natureza”, as peças publicitárias têm como foco a experiência do viajante e retratam a importância de se praticar um turismo consciente, sustentável e seguro neste momento de retomada. Todo o material, que inclui cards, vídeos, entre outros, poderá ser conferido em mídias digitais, sites do trade turístico e na TV aberta.

O lançamento aconteceu no Parque Estadual do Cantão, em Caseara (TO).

Cantão

A escolha do Cantão para o lançamento da campanha foi um pedido do ministro Gilson Machado Neto, que destacou o local como um dos destinos pouco conhecidos pelos turistas, mas que possui um potencial gigantesco para o turismo.

O Parque Estadual do Cantão, que completou 23 anos nesta quarta-feira, é uma unidade de conservação de proteção integral que faz parte do Sistema Estadual de Unidades de Conservação (SEUC) do governo do estado do Tocantins. Tem uma área definida de aproximadamente 90 mil hectares, com cerca de 800 lagos.

Durante o lançamento, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, destacou que a campanha deve proporcionar maior visibilidade a destinos pouco conhecidos pelos brasileiros. “Nada se compara ao Brasil quando falamos em recursos naturais. Estamos entre os maiores no segmento em um ranking de competitividade do Fórum Econômico Mundial e somos o único no mundo com seis biomas: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa. Temos atrativos ainda pouco conhecidos que podem ser visitados agora pelos cerca de 11 milhões de brasileiros, que antes viajavam para o exterior, e que agora têm a oportunidade de conhecer melhor o nosso país”, disse.

Turismo de natureza

O turismo de natureza vem despontando no país. Pesquisas apontam um crescimento na busca por destinos deste segmento e por atividades ao ar livre. Levantamento da Booking.com mostra, por exemplo, que 9 em cada 10 viajantes brasileiros passaram a buscar destinos mais tranquilos e mais afastados, o que reforça a ideia do turismo em natureza.

Veja também – Os melhores destinos para Turismo de Natureza no Brasil

*Com informações do Ministério do Turismo

Luciane Santana
Luciane Santana
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