Paisagens de tirar o fôlego! Se encante pela Pedra furada no Jalapão

Foto: Clovis Cluvinel Fotografias

 

Como chegar? Quais cuidados?

 

O Jalapão é, sem sombra de dúvidas,  um dos lugares mais incríveis do Brasil. Paisagens de tirar o fôlego,  deserto e água no mesmo lugar e um povo que esbanja simpatia simpatia. Todos com muitas estórias pra contar. Pra quem não sabe, o Jalapão fica no Tocantins, na região Norte do país, a aproximadamente 300km de Palmas, a capital mais nova do Brasil. Dentre os vários pontos turísticos da região como fervedouros, cachoeiras e cânions, há também a Pedra Furada.

Um gigantesco conjunto de blocos areníticos esculpidos pelos ventos há milhões de anos reina solitário na paisagem. Os três buracos feitos na rocha e sua beleza cênica dão um toque mítico ao atrativo. Do topo da Pedra Furada é que se avista o Morro Solto, um paredão rochoso, arredondado, perdido no meio do nada. É hora de esquecer o tempo e contemplar uma paisagem surpreendente.

Pedra furada
Clovis Cluvinel fotografia
Foto: Monique Renne

O acesso à Pedra Furada é bem fácil e os carros chegam próximos à entrada. Uma pequena trilha, de cinco minutos, permite chegar ao buraco maior sem grande esforço. Já para ir mais alto, de onde se vê o pôr do sol e onde estão os buracos menores, é preciso um pequeno esforço. Nada que dez minutos de caminhada e um pouquinho de disposição não resolvam.

Emerson Silva

A Pedra Furada está localizada a cerca de 35 km de Ponte Alta do Tocantins, dentro de uma propriedade particular. O acesso é gratuito e permitido pelos proprietários da área.

Do alto da Pedra Furada você tem uma vista surpreendente, com vista para as florestas próximas, Morro da Cruz (também chamado de Morro do Chapéu) e Morro Solto (também chamado de Morro do Perdido). Esse ponto também é perfeito para ver o pôr do sol e pra você tirar fotos fantásticas.

Floresta de Eucalipto - Ponte Alta do Tocantins - Jalapão - Vamos Trilhar
Floresta de Eucalipto – Ponte Alta do Tocantins – Jalapão – Foto: Site Vamos Trilhar

Trata-se de uma atração bem afastada e para chegar você passa de 4×4 por florestas de eucalipto e por estradas de terra e areia. Os carros param bem pertinho da pedra e apenas 5 minutos caminhando em areia fofa bastam para chegar até ela. Chegando ao local, você pode pegar uma  mini-trilha para direita que vai dar no maior portal, uma pausa perfeita para fotos.

Fotos: Documentos de viagem e Monique Renne

Preciso de guia?

Tem gente que não gosta de fazer viagens e trilhas com guia. Bom no Jalapão tem muito atalho, muita estrada de terra, é muito fácil de você se perder ou de seu carro dar algum problema e você ficar parado no meio de uma estrada deserta. Por segurança é importante solicitar um. A região dispõe de guias para todas as atrações.

Cuidados

Após garantir todos os clicks de todos os ângulos é hora de achar um cantinho para sentar e curtir um entardecer único. Mas fique atento, diferente de outros locais, não se pode aplaudir o pôr do sol devido a existência de colmeias de abelhas que insistem em fazer a sua morada em um dos cantos da pedra. Segundo os guias, bater palmas ou fazer barulho muito alto, faz com que os insetos saiam em revoada e soltem o ferrão sobre os turistas.

Se tiver crianças, o cuidado deve ser dobrado.

Para subir, evite ir de chinelo, pois o terreno é instável. Prefira tênis ou sapatilha.

*Com informações dos sites: turismo.to.gov.br , documentodeviagem.com e Vamos Trilhar

 

Luciane Santana
Luciane Santana
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Apoio ao Turista

Como Chegar
Principais Atrativos

Belezas naturais

Dunas
Ver Galeria
Serras
Ver Galeria
Cachoeiras
Ver Galeria
Lagos
Ver Galeria
Cidades
Ver Galeria
Previous
Next

Curiosidades

Escolha o Idioma »