Projeto Energia para Crescer no Jalapão visa melhorar a qualidade de vida das comunidades quilombolas

O Sebrae e a Energisa firmaram neste sábado, 18, no povoado de Mumbuca, em Mateiros, uma parceria com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das comunidades quilombolas, através do empreendedorismo e do fortalecimento dos produtos turísticos. O projeto Energia para Crescer irá beneficiar as comunidades Mumbuca, Rio Novo e Prata.

Conforme Rogério Ramos, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Tocantins, a parceria irá estimular o empreendedorismo na região do Jalapão. “Por meio deste projeto, iremos trazer ações de qualificação dos produtos turísticos, fortalecimento da governança, promoção de produtos turísticos e do destino de base comunitária, além de fomentar o acesso a serviços financeiros e a atração de investimentos”, explicou, acrescentando que o projeto tem como pilares a inclusão social, a geração de renda e a proteção ambiental.

De acordo com a diretora técnica do Sebrae Tocantins, Eliana Castro, o Energia para Crescer irá trabalhar nos seguintes eixos: desenvolvimento territorial, sustentabilidade, educação empreendedora e Turismo Sustentável.  “Queremos estreitar o relacionamento do Sebrae com as comunidades quilombolas. À medida em que a gente se relaciona com elas, conhecemos melhor suas necessidades e desenvolvemos técnicas empreendedoras para que elas se desenvolvam”, completou.

Para o diretor presidente da Energisa, Alessandro Brum, o negócio da Energisa vai além de distribuir energia. “Nossa missão é transformar a energia em conforto e desenvolvimento. Acredito muito nesse projeto. É o ponto de partida para algo muito maior no Tocantins”, afirmou.

O diretor de administração e finanças do Sebrae Nacional, Eduardo Diogo também participou do lançamento do Projeto, e ressaltou o quanto as ações do Energia para Crescer estão em consonância com a atuação da atual gestão do Sebrae Nacional. “Se a gente pensa para um ano, a gente deve plantar cereais, se pensamos para 10 anos, devemos plantar árvores, mas se for para vida toda, devemos treinar, educar e qualificar as pessoas. E é isso que queremos fazer aqui”, completou.

Para Railane Ribeiro, presidente da associação de moradores do Povoado Mumbuca, esse momento é histórico e importante. “Aquilo que serve para melhorar a minha comunidade é muito bem-vindo. Parabéns Sebrae e Energisa pela iniciativa”, agradeceu.

O lançamento do Projeto Energia para crescer contou ainda com a presença do superintendente do Sebrae, Moisés Gomes; do diretor de Administração e Finanças, Jarbas Meurer; da senadora Kátia Abreu, do vice-presidente de varejo da Caixa, Celso Leonardo e do prefeito de Mateiros, João Martins, além de autoridades locais.

Fonte: Sebrae

Luciane Santana
Luciane Santana
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Apoio ao Turista

Como Chegar
Principais Atrativos

Belezas naturais

Dunas
Ver Galeria
Serras
Ver Galeria
Cachoeiras
Ver Galeria
Lagos
Ver Galeria
Cidades
Ver Galeria
Previous
Next

Curiosidades

Escolha o Idioma »