Uma imensidão perfeita! Mirante da Serra do Espírito Santo no Jalapão

 

A Serra do Espírito Santo é uma das mais emblemáticas paisagens do Jalapão. O longo e reto platô de arenito é seguido pela formação em pirâmide em uma das pontas, uma silhueta inconfundível e que se tornou marca registrada da região. A Serra do Espírito Santo está localizada ao lado das Dunas do Jalapão e é considerada a responsável pela formação do parque de areia. A rocha sofre de maneira perfeita a ação do vento que faz com que todo o material da erosão seja depositado no mesmo lugar, formando assim as dunas. Um fenômeno único no cerrado brasileiro.

Foto: Marcela Guerra

Além de ser um belo cenário para quem está na estrada, a Serra do Espírito Santo também é uma das mais atraentes e belas trilhas do Jalapão. Em pouco tempo, mas com algum esforço, é possível chegar ao topo da serra e ver a imensidão da região no alto do chapadão.

Foto: Viny

A partir do estacionamento dos carros, a trilha demora, em média, 50 minutos até o topo do primeiro mirante e mais meia hora até o segundo.

A subida inicial é a parte mais difícil. O paredão íngreme tem o equivalente a 83 andares e exige esforço físico e um bom par de joelhos dos viajantes. Durante o trajeto, há vários bancos que servem de apoio para tomar um ar e seguir o trajeto. Logo no final da subida, já estará o principal mirante da Serra do Espírito Santo, de onde se observa o nascer do sol. A partir desse mirante, são mais 3 km de caminhada até chegar ao segundo ponto de observação, de onde se pode ver as Dunas do Jalapão. O trajeto total, ida e volta, tem 7 km e duração média de três a quatro horas, contando o tempo de parada para fotos e observação de nascer ou pôr do sol.

O melhor horário para subir a Serra do Espírito Santo é no início da manhã, para observar o nascer do sol. O trajeto começa ainda de madrugada, quando a noite torna o esforço da subida menos doloroso. A saída das pousadas costuma acontecer às 4h da manhã e a subida se inicia às 5h. O tempo é suficiente para chegar junto com os primeiros raios de sol. No topo, não deixe de registrar cada momento na memória. Deixe a câmera um pouco de lado e curta a beleza e intensidade do momento.

Para a subida, é importante estar com calçado fechado, preferencialmente bota de trilha, lanterna, lanche e muita água. A descida já acontece de dia e o calor pode ser bem intenso. A trilha não é recomendada para pessoas com dificuldade de locomoção ou preparo físico ruim. Apesar de bem curta, ela exige um pouco do viajante. O custo da trilha guiada nem sempre está incluído no pacote das agências. Verifique antes se o passeio faz parte do roteiro ou se será oferecido a um custo extra. O passeio tem valor médio de R$ 100 por pessoa.

O início da trilha está na lateral da Serra do Espírito Santo, mesma estrada de acesso às dunas. Siga adiante e fique atento às placas à margem esquerda da TO-255.

Trilha da serra

Foto: Thiago Sá

Íngreme e considerada a trilha mais difícil da região, tem extensão de 34 km  até chegar ao mirante da serra, passando por grandes blocos de rochas arenosas cuja erosão, ao longo de 150 milhões de anos, deram origem às dunas do Jalapão.  A dificuldade da subida é recompensada pela vista esplendorosa da paisagem, especialmente do por do sol.

A trilha tem trechos demarcados e alguns com cordas que servem de corrimão; é melhor fazer a subida bem cedo ou no fim de tarde, quando o sol já não está mais a pino e a temperatura cai um pouco, mas mesmo assim é importantíssimo se proteger com filtro solar, chapéu, óculos escuros e levar água suficiente para beber muitas vezes durante trajeto e é bom usar repelente pois tem muitos mosquitos.

A descida também precisa de cuidados por causa da grande quantidade de pedras soltas e é bom que seja feita antes do anoitecer.

 

Vai conhecer o Jalapão? Os links abaixo vão te ajudar:

Paisagens de tirar o fôlego! Se encante pela Pedra furada no Jalapão

É no Jalapão! Cânion Sussuapara

Águas verdes e vegetação exuberante, conheça a Cachoeira do Formiga

Um “deserto” no cerrado tocantinense, conheça as dunas do Jalapão

Portal sul do Jalapão, Ponte Alta esconde atrativos imperdíveis nas suas proximidades

Você já conhece a Serra da Catedral?

Se encante pela Prainha do Rio Novo no Jalapão

Conheça alguns dos fervedouros mais famosos do Jalapão

 

*Com informações de turismo.to.gov.br e site melhores destinos

Luciane Santana
Luciane Santana
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Apoio ao Turista

Como Chegar
Principais Atrativos

Belezas naturais

Dunas
Ver Galeria
Serras
Ver Galeria
Cachoeiras
Ver Galeria
Lagos
Ver Galeria
Cidades
Ver Galeria
Previous
Next

Curiosidades

Escolha o Idioma »